Prevenir é melhor do que remediar

O ditado parece clichê, mas prevenir é sem dúvida melhor do que remediar. Entretanto não se pode afirmar que em todos os casos patológicos esse ditado convêm. Porém, doenças como câncer de mama e o câncer do colo de útero tem 100% de chances de cura se diagnosticados e tratados precocemente.

Entretanto a medicina preventiva ainda caminha a passos curtos. Embora seja vista como uma forma eficaz de elevar a qualidade de vida e bem estar das pessoas. Quebrar o paradigma de ir ao médico apenas quando sentir algum sintoma é um grande desafio.

Medicina Preventiva ao alcance de todos

Popularizar a medicina preventiva é um caminho. As pessoas começariam a ter uma visão mais clara da importância da prevenção. Seria uma forma de evitar doenças que em muitos casos levam a morte.  As consultas médicas precisam ser constantes e não pontuais como acontece atualmente.

Com o crescimento das clínicas populares o acesso a saúde ficou mais barato. Possibilitando às pessoas de baixa renda fazer consultas e exames com mais frequência. Esse novo modelo permite também o diagnóstico precoce de algumas doenças porque o paciente não espera tanto tempo entre consulta, resultado de exame e diagnóstico.

Contudo o Brasil precisa melhorar no que diz respeito a medicina preventiva. É de conhecimento dos profissionais da saúde que é uma solução para reduzir os casos de morbidade de doenças que matam milhares de pessoas todos os anos. Somado a todas as dificuldades enfrentadas para que a saúde preventiva seja foco do poder público, da saúde suplementar e de todos os setores da saúde. Existe uma necessidade de ter um sistema completo que seja capaz de agilizar esse processo de mudança cultural.

Em síntese é facilitar o acesso, popularizar a medicina preventiva, oferecer consultas e exames a preços populares e principalmente ter um sistema que faça todo o ciclo da prevenção é o ponto de partida para o brasileiro começar a perceber que melhor do que tratar de doenças é cuidar da saúde e se prevenir.

 

Baixe Savme

Fonte: 

https://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1092

https://www.infoescola.com/saude/medicina-preventiva/

https://www.vix.com/pt/bdm/corpo/a-importancia-da-prevencao

Prevenir pode salvar vidas
Prevenir é o melhor remédio