Criada pela Sociedade Europeia de Medicina Preventiva há quase uma década. A medicina 4 Ps ganha novos aliados com a tecnologia. Sua principal proposta é criar um sistema de Saúde que tenha como foco pesquisa e prevenção. E não mais tratamento e cura. 

Por outro lado o modelo é beneficiado por ferramentas como inteligência artificial (IA).  Isso traz importante apoio na prevenção e diagnóstico precoce e a internet das coisas (Internet of Things – IoT). Que possibilita a criação de wearable devices. Que são dispositivos vestíveis para monitorar sinais vitais em esquema 24/7. Tudo com potencial para modificar significativamente os paradigmas da Saúde populacional. 

Os 4 Ps da medicina

Na medicina 4P, o primeiro “P”, de prevenção, visa evitar que o paciente adoeça ou tenha agravos. Enquanto o segundo, de predição, tem o objetivo de identificar doenças que podem aparecer, com base em mapeamento populacional e investigação genética.

O terceiro, de participação, faz com que se crie uma relação mais humana entre o médico, o paciente e a sociedade como um todo. E o quarto, de personalização, trabalha com propostas individualizadas, conforme as necessidades de cada paciente.

Dessa forma promove a qualidade de vida da população. Quando aliado à tecnologia é possível geração e manipulação de dados. Logo essa enorme massa gerada por sistemas, aplicativos e outras soluções de saúde, trabalhada por ferramentas de inteligência artificial, leva o modelo preventivo e preditivo a outros patamares.

Portanto diante dos avanços da tecnologia, os custos para implantação de um modelo de saúde baseado na medicina 4 Ps não é mais tão alto. OS aplicativos de saúde estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

Em síntese essas tendências, não seriam possíveis sem as novas tecnologias e inovações. Dessa forma, é interessante conhecer quais são os principais campos de disrupção que estão trazendo uma nova forma de lidar com a saúde.

Medicina
Medicina 4 Ps

Baixe Savme

Fonte: https://saudebusiness.com/his/os-4-ps-da-saude-populacional/