O que é Diabetes?

diabetes mellitus é uma síndrome metabólica de origem múltipla. Decorre da falta de insulina e/ou da incapacidade desta exercer adequadamente os seus efeitos, o que ocasiona um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

É também chamada de Diabete Sacarina ou Diabetes açucarado.

No Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas com a doença, número que representa 6,9% da população. Contudo os casos não param de crescer, em alguns deles, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

De acordo com um levantamento feito pela Federação Internacional de Diabetes. Em 2017, havia mais de 425 milhões de adultos com a doença no mundo. E mais: 1 a cada 2 pessoas simplesmente não sabe que é diabética.

A doença acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir um hormônio, chamado insulina, em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. Ou também porque este hormônio não é capaz de agir da maneira adequada (resistência à insulina).

Esse hormônio permite que o excesso de açúcar no sangue seja armazenado. Enquanto a outra parte é usada como fonte de energia. De tal forma que a glicose consegue penetrar dentro das células, para ser utilizada como fonte de energia.

Quando falta insulina, ou quando ela não funciona corretamente, o açúcar fica solto na corrente sanguínea, o que pode acarretar em uma série de complicações.

Portanto a diabetes é a elevação exagerada da glicose no sangue (hiperglicemia) por causa de uma falta ou mal funcionamento da insulina. 

Para detectar a doença, o exame básico é a chamada glicemia de jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue. Se o resultado ultrapassar 126 em dois exames seguidos, é diabete na certa

Baixe Savme e agende sua consulta e exame de rotina!

Fonte: Saiba mais

Diabetes
Diabetes